
Colégio Santo Antônio
Praça Dom Macedo Costa 128-Centro
Belém-PA
Praça Dom Macedo Costa 128-Centro
Belém-PA
Quando os capuchos chegaram em 1617, ficaram provisoriamente abrigados no forte do Presépio. Em seguida, ergueram no Una, uma palhoça que seria seu primeiro recolhimento em Belém. Posteriormente , em 1626, foram para as proximidades do núcleo urbano e lá construíram o hospício de Santo Antônio, "arredado da cidade três quartos de légua", no fim da rua de mesmo nome, que fazia a ligação entre a Cidade Velha e o bairro da Campina.
O convento de Santo Antônio e a Igreja são exemplares da cultura artística ibérica e franciscana do século XVII. A sua estrutura severa e sólida, foi erguida à margem da baia do Guajará e a atual distância entre o prédio e a baia se deve ao aterro e reconstrução realizada em 1736.
Foi junto aos frades de Santo Antônio, perseguidos pelo governo, que os Jesuítas encontraram refúgio. Em 1823, os nacionalistas que pretendiam impedir a adesão do Pará à independência, acolheram-se no respeitável convento. Na atual Praça D. Macedo Costa, os homens do Governador José Maria Moura e os revolucionários liderados pelo Capitão Boaventura da Silva travaram o combate decisivo, e 1835 o convento de Santo Antônio foi ocupado pelos cabanos.
Conforme relata D. Antônio Lustosa na obra sobre D. Macedo Costa, o convento de Santo Antônio passou a ser um seminário e pouco tempo depois tornou-se orfanato para meninas. Em 4 de agosto de 1866, as religiosas de Santa Dorotéia da Frassinetti, antes chamadas de Irmãs da Fé, chegaram ao Brasil, mais precisamente em Recife. Dentre as quais estava a Madre Giuseppina Pingiani que veio a convite do bispo de Olinda D. Emanuel de Medeiros.
Retornando à Roma, Madre Pingiani decide voltar ao Brasil, atendendo o pedido de D. Macedo Costa, para que as Dorotéias colaborassem com o trabalho de sua diocese. Em 3 de setembro de 1877, o navio Senegal chega à Belém.
As Irmãs, foram as primeiras religiosas na Amazônia, dedicando-se ao ensino e as obras de grande alcance social. As atividades desenvolvidas pela Madre Pingiani era excepcional, a ponto de preocupar a Madre Fundadora, que freqüentemente, escrevia cartas aconselhando a moderação para não abalar sua saúde já debilitada.
No dia 4 de setembro, D. Macedo Costa celebrou missa com cânticos no asilo Santo Antônio, após a qual foi cantada a ladainha de nossa Senhora em ação de graças pela boa viagem que as Irmãs haviam feito. No sermão, o bispo louvou a generosidade com que as religiosas deixaram sua terra natal para trabalharem pela glória de Deus.Atualmente o Colégio Santo Antônio com seus 124 anos, continua sua missão evangelizadora, unindo tradição e qualidade.
Um comentário:
Estou atrás de um rapaz que trabalhava na portaria do Colégio no ano de 1988, chamado Antonio José Alves, chamavam ele de "Cafezinho", quem souber algo entrar em contato 8023-1504/3234-3306. Rosa Mendes Bronze ou Brunno Monteiro.
Postar um comentário