Google

terça-feira, 31 de dezembro de 2019


Colégio Santo Antônio
Praça Dom Macedo Costa 128-Centro
Belém-PA
Quando os capuchos chegaram em 1617, ficaram provisoriamente abrigados no forte do Presépio. Em seguida, ergueram no Una, uma palhoça que seria seu primeiro recolhimento em Belém. Posteriormente, em 1626, foram para as proximidades do núcleo urbano e lá construíram o hospício de Santo Antônio, "arredado da cidade três quartos de légua", no fim da rua de mesmo nome, que fazia a ligação entre a Cidade Velha e o bairro da Campina.
O convento de Santo Antônio e a Igreja são exemplares da cultura artística ibérica e franciscana do século XVII. A sua estrutura severa e sólida, foi erguida à margem da baia do Guajará e a atual distância entre o prédio e a baia se deve ao aterro e reconstrução realizada em 1736.
Foi junto aos frades de Santo Antônio, perseguidos pelo governo, que os Jesuítas encontraram refúgio. Em 1823, os nacionalistas que pretendiam impedir a adesão do Pará à independência, acolheram-se no respeitável convento. Na atual Praça D. Macedo Costa, os homens do Governador José Maria Moura e os revolucionários liderados pelo Capitão Boaventura da Silva travaram o combate decisivo, e 1835 o convento de Santo Antônio foi ocupado pelos cabanos.
Conforme relata D. Antônio Lustosa na obra sobre D. Macedo Costa, o convento de Santo Antônio passou a ser um seminário e pouco tempo depois tornou-se orfanato para meninas. Em 4 de agosto de 1866, as religiosas de Santa Dorotéia da Frassinetti, antes chamadas de Irmãs da Fé, chegaram ao Brasil, mais precisamente em Recife. Dentre as quais estava a Madre Giuseppina Pingiani que veio a convite do bispo de Olinda D. Emanuel de Medeiros.
Retornando à Roma, Madre Pingiani decide voltar ao Brasil, atendendo o pedido de D. Macedo Costa, para que as Dorotéias colaborassem com o trabalho de sua diocese. Em 3 de setembro de 1877, o navio Senegal chega à Belém.
As Irmãs, foram as primeiras religiosas na Amazônia, dedicando-se ao ensino e as obras de grande alcance social. As atividades desenvolvidas pela Madre Pingiani era excepcional, a ponto de preocupar a Madre Fundadora, que freqüentemente, escrevia cartas aconselhando a moderação para não abalar sua saúde já debilitada.
No dia 4 de setembro, D. Macedo Costa celebrou missa com cânticos no asilo Santo Antônio, após a qual foi cantada a ladainha de nossa Senhora em ação de graças pela boa viagem que as Irmãs haviam feito. No sermão, o bispo louvou a generosidade com que as religiosas deixaram sua terra natal para trabalharem pela glória de Deus.

Atualmente o Colégio Santo Antônio com seus 124 anos, continua sua missão evangelizadora, unindo tradição e qualidade.

Um comentário:

Rosa Mendes Bronze disse...

Estou atrás de um rapaz que trabalhava na portaria do Colégio no ano de 1988, chamado Antonio José Alves, chamavam ele de "Cafezinho", quem souber algo entrar em contato 8023-1504/3234-3306. Rosa Mendes Bronze ou Brunno Monteiro.